Braga oferece-nos um grande rol de possibilidades focalizadas no território, que poderão ser alvo da atenção de escolas/alunos no âmbito da gestão e lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, de que poderão resultar propostas interessantes a nível local.
Diário do Minho - 22 jul 201 |
Porque razão a Insula das Carvalheiras está escondida no meio de prédios?
Como chega o lixo à praia? Onde vai parar?
O facto de ser Cidade Educadora e ter proposto à UNICEF o seu reconhecimento como Cidade Amiga das Crianças, oferece uma oportunidade adicional, ainda não explorada, de construção de uma política municipal de infância e educação, orientada para a cidadania, a participação e o conhecimento do território, que pode aproveitar às escolas e agrupamentos na estruturação flexível do currículo.Os Agrupamentos/Escolas conhecem os Programas de Ação Local, como Cidade Educadora e como Cidade Amiga das Crianças?
Os seus Projetos Educativos evidenciam o envolvimentos nestas oportunidades locais?
Qual o papel das crianças e jovens nestes processos?
Os textos que temos publicado na coluna "entre aspas", no Diário do Minho, sobre património, ambiente e paisagem, a série "Aprender História Descobrindo a Cidade" e outros recursos que a ASPA tem disponibilizado através deste blogue, poderão ser úteis para a mudança em curso na Escola.
Mais informação:
Carta das Cidades Educadoras
Braga, Cidade Educadora
Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e contributos para a Construção de um Projeto Educativo Local de uma Cidade Educadora
Guia para a Construção de Cidades Amigas das Crianças
Entre Aspas: pesquisar no lado direito deste blogue.
Carta das Cidades Educadoras
Braga, Cidade Educadora
Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e contributos para a Construção de um Projeto Educativo Local de uma Cidade Educadora
Guia para a Construção de Cidades Amigas das Crianças
Entre Aspas: pesquisar no lado direito deste blogue.
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