INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

ENTRE ASPAS: "A cidadania em defesa da herança cultural"





Neste entre aspas damos visibilidade a duas iniciativas de grande importância para a defesa da herança cultural que nos é comum: Jornadas Europeias do Património e Fórum do Património.









Jornadas Europeias do Património 2022

São uma iniciativa anual, conjunta, do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que envolve 50 países  signatários da Convenção Cultural Europeia, na sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património valorizando o papel ativo das comunidades no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente. Em Braga, coube à Fundação Bracara Augusta promover, em articulação com organizações locais, um conjunto de iniciativas, nomeadamente as mesas redondas “Uma agenda coletiva para a Cultura e a Salvaguarda do Património” e “Bom Jesus, Paisagem Cultural da Humanidade: os desafios à comunidade e às instituições para salvaguarda do bem”; tendo organizado, também, três visitas guiadas: ao Complexo das Sete Fontes, à Zona Arqueológica da Cividade e à Paisagem Cultural do Bom Jesus”. A participação de investigadores nestes eventos permitiu aos participantes um maior conhecimento destes bens culturais.

Fórum do Património 2022

O FP`22 é iniciativa de um conjunto alargado de associações de defesa do património, com representação de âmbito nacional, que vem reunindo desde 2017 com o objetivo de pensar e agir em termos locais e nacionais, de modo articulado e de acordo com uma linha de ação comum. Pretende-se fazer o ponto da situação no que diz respeito à apropriação, pelos cidadãos e pelos organismos que tutelam o património local e nacional, do conteúdo dos normativos que têm em vista a defesa, salvaguarda e valorização de bens culturais, quer se trate de património material, imaterial ou paisagem cultural. É um espaço de diálogo, de debate, de cooperação e de intervenção, pautado pelo exercício de cidadania.


Fórum do Património 2022 (FP´22)

Realiza-se no dia 1 de outubro, na cidade de Estremoz, no Alentejo, tendo como tema central “Património e participação democrática”. Integra quatro painéis: Lei de bases do Património Cultural: balanço de 21 anos da sua aplicação (Lei nº107/2001, de 8 de Setembro); Políticas de defesa do Património; Casos de defesa do Património; e Património e Educação.

Como cidadãos temos a possibilidade (de acordo com a Lei do Património) de tomar a palavra e dar voz ativa às nossas preocupações e reivindicações, de modo a colocar a defesa e promoção da CULTURA, e a salvaguarda e valorização do PATRIMÓNIO, como prioritários na agenda política local e nacional.


A ASPA participa das Jornadas Europeias do Património e integra a comissão organizadora do FP`22. 

Espera-se que os objetivos das JEP sejam trazidos para a agenda política local e nacional, de acordo com os acordos internacionais e apelos do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário