INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 25 de julho de 2021

ENTRE ASPAS: BRAGA TEM DOIS ESTÁDIOS. Um para várias modalidades desportivas e outro exclusivo do futebol

     AMPLIAR
Braga tem, efetivamente, dois estádios: o Estádio 1º de Maio, classificado como Monumento de Interesse Público pela Portaria nº 740-FQ/2012, de 31 de Dezembro, que é património histórico e cultural da cidade de Braga e marco da história do desporto em Portugal. Mas também tem o Estádio Municipal de Braga, concebido para o Euro 2004, de acordo com as normas da UEFA, exclusivamente para a prática do futebol e de todas as inerências publicitárias e financeiras associadas a este espetáculo.

Como Monumento de Interesse Público, tanto o Estádio 1º de Maio como a área abrangida pela respetiva ZEP estão condicionados, por força legal, a critérios fundamentalmente de interesse patrimonial, ambiental e cultural.

Aproveitando essa potencialidade, faria todo o sentido desenvolver um concurso público de ideias tendente a elaborar um projeto com visão de futuro, que servisse todos os bracarenses, de todas as idades, de todas as modalidades e de afiliações diversas, que atribuísse ao Estádio e envolvente uma função múltipla, que conciliasse o PATRIMÓNIO, O DESPORTO, CULTURA E ARTE. Uma estratégia a integrar na candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, inclusive abrindo caminho para se candidatar à obtenção de fundos europeus necessários à realização de obras. Em particular às que são exigidas para aproveitamento com novos usos dos excelentes espaços inferiores das bancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário