INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 20 de junho de 2021

ENTRE ASPAS "ARQUEOLOGIA EM BRAGA: Reflexões no sentido da divulgação pública"

O estudo arqueológico sistemático de subsolo do Centro Histórico de Braga principiou em 1976, em circunstâncias divulgadas em diversos textos.

Em 2021, passadas quase cinco décadas (45 anos), qual é o balanço possível? 

Onde se encontra depositada a informação recolhida? 
Como está organizada?

Quais as etapas a percorrer para que essa informação esteja acessível e permita o conhecimento sobre o passado de Braga: aos  estudantes, a quem vive em Braga e aos turistas que nos visitam? 


Para interpretar o presente e preparar um futuro sustentável é essencial que a cidade do presente nos mostre o seu passado e sejamos capazes de identificar as opções que beneficiaram e prejudicaram a imagem urbana de Braga. Para evitar erros no futuro. 

A taça representada na imagem é de prata, foi descoberta em escavações  no Alto da Cividade, Bracara Augusta. Encontra-se no Museu D. Diogo de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário