INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

terça-feira, 17 de julho de 2012

ENTRE ASPAS - "Um museu da memória de Braga no Parque da Ponte"


Espalhados pelo recinto do parque da Ponte, estavam diversos elementos graníticos que pertenceram a monumentos desmantelados da nossa cidade. Tratava-se de um autêntico museu a céu aberto que merecia ser preservado, de forma a manter viva a memória do passado da nossa cidade. Estamos a falar de praticamente todos os elementos da fachada da igreja do Convento dos Remédios, demolido em 1911; do cruzeiro do Senhor da Saúde e seu alpendre, outrora no Campo das Carvalheiras; do pórtico jónico que pertencia à antiga fachada da igreja do Salvador; ao arco do antigo mercado do Peixe; e, ainda, da magnífica porta rococó que outrora pertenceu à igreja do Paço.

Brevemente, vai ser entregue à Câmara Municipal uma petição de cidadãos bracarenses requerendo o regresso das pedras retiradas, desta vez acompanhadas de placas com a devida informação acerca dos monumentos de onde vieram e a referência do local onde se encontravam. 
(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)


Nenhum comentário:

Postar um comentário